Profª Fabiane Lima
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Pensando o futuro
Pense em como será o mundo daqui cinquenta anos. Imagine como você estará nessa época, e como estará o mundo ao seu redor. Especule com seus colegas a respeito da atividade projetual de Design, e crie produtos para esse futuro próximo.
A cultura hedonista, a introdução da pílula anticoncepcional e a liberdade como discurso estratégico para a promoção do consumo foram determinantes para uma grande mudança nos valores comuns. Essas mudanças tiveram impacto direto no design.
É nessa época em que muitos movimentos sociais (re)floresceram: movimentos feminista, negro, estudantil, pacifista, LGBT...
"Parabéns, Gloria Steinem!", de Vanessa Fogaça Prateano.
A arte pop absorvia em sua estética a linguagem visual dos objetos produzidos em série: bandas, embalagens, publicidade, histórias em quadrinhos.
As embalagens de produtos poderiam converter-se em estampas ou obras de arte; figuras femininas poderiam converter-se em esculturas funcionais, transitando entre a obra de arte e o mobiliário, como os trabalhos polêmicos de Allen Jones.
A linguagem gráfica das histórias em quadrinhos poderia ser transposta para telas e outras obras de arte, como na obra de Roy Lichtenstein.
Richard Hamilton trouxe os aparelhos da Braun para suas obras, apropriando-se de forma irônica dos ícones do racionalismo moderno.
O design gráfico recebeu fortes influências do contexto sócio-cultural que se desenrolava em fins dos anos 1960. O clima de revolta popular, rebeldia e informalidade compôs o cenário para o surgimento de uma linguagem gráfica que incorporava a liberdade compositiva.
O design pop caracteriza-se pela adoção dos plásticos para materializar formas orgânicas, curvas e pela facilidade de fabricação. Incorpora ironia, leveza, diversão: novas propostas questionando usos de móveis e espaços.
A inspiração psicodélica também influenciou a criação de capas de discos, pôsteres e cartazes, que em alguns casos eram quase ilegíveis. Os ídolos da música converteram-se em ícones do design pop. A imagem de Bob Dylan, feita por Milton Glaser em 1966, transformou-se em símbolo do cantor.
O design pop adotou formas orgânicas e curvas. As curvas e a sinuosidade da Art Nouveau foram reinterpretadas pelos designers e artistas pop, que combinavam cores vibrantes, como o vermelho, o amarelo e o roxo.
Uso de ilusões ópticas e percepção do olhar em construções de cores, contrastes e formas.
Ler "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica", de Walter Benjamin (até o item "Destruição da aura").
Discursiva, com consulta — somente anotações próprias feitas à mão. Aborda todo o conteúdo do semestre até a aula 7.
Peso: 4,0 (40% da nota total do semestre)
Data: 16 de maio (N31) e 14 de maio (S31)