Webdesign

Profª Fabiane Lima
fabianelim@gmail.com

Universidade Tecnológica Federal do Paraná — 2017

Interfaces

Três leis da robótica

Se resumem basicamente a "robôs não podem (ou pelo menos não deveriam) causar mal a seres humanos individual ou coletivamente".

O grande problema no caso dessa tecnologia imaginada por Asimov é de ordem social e técnica: quem — ou o que — determina o que pode ou não ser danoso para seres humanos?

Governos? Instituições de pesquisa? Conselhos populares? Cada ser humano, individualmente?

Os robôs de hoje em dia são um pouco diferentes dos imaginados por Asimov, Philip K. Dick, Clarke e outros escritores de ficção científica. Os robôs com que interagimos hoje estão menos para C3PO e mais para Siri, busca do Google, algoritmo do Netflix...

Em algumas situações, fica difícil até mesmo distinguir seres humanos de inteligências artificiais (AIs).

Qual dos seguintes profissionais não trabalha com computação?

Designer

Costureiro

Motorista

Professor

Profissionais da saúde

Praticamente todas as profissões foram, estão sendo ou serão impactadas com a pervasividade da informática.

O problema é que, pela própria natureza da atividade, a computação tem acumulado níveis de abstração cada vez mais complexos. O que faz esses níveis de abstração conversarem entre si são as interfaces.

Independente da forma como vamos lidar com as máquinas, podemos ter a certeza de que a interação com esses autômatos será cada vez mais frequente. Vale a pena saber pelo menos a lógica por trás do funcionamento dessas coisas.

Dizem que há uma falta de profissionais atuando na computação, e que a demanda vem crescendo. Historicamente, isso sempre ocorreu, pricipalmente porque sempre houve uma dificuldade em se estabelecer os limites da área.

Isso não significa que todo mundo tem que largar o design e ir fazer BSI. Mas significa que muita gente vai trabalhar com computação em diferentes graus de abstração ao longo de toda essa rede sócio-técnica.

A computação é uma área tão ampla quanto o design. Logo, não teremos mais como não incorporar essa tecnologia nos nossos projetos.

Os últimos impressores de jornal — fotos de Daniel Castellano

Educação à distância

Internet das coisas

Atividade

Crie uma apresentação no Reveal.js sobre como era a web quando você a conheceu e como ela está hoje.