Privishing

Uma coisa que acho que gostaria muito de fazer é criar uma editora. Sempre gostei da idéia de preparar e selecionar material para publicação, e trabalhar em editora — não como designer de capa e miolo, mas com criação ou auxílio para produção de conteúdo — é algo que sempre quis fazer.

Desde criança eu fantasiava com a idéia de ter uma publicação periódica para leitura em que também se disponibilizasse atividades lúdicas, como jornais e revistas fazem com os quadrinhos e as palavra-cruzadas. Minha prima Aline, por exemplo, recebia em Curitiba pelo correio diretamente de Maringá o meu almanaque, com curiosidades, jogos e caça-palavras. E mesmo quando não tinha almanaque, minhas cartas tinham formas de leitura e formatos diferentes, brincadeiras com cores, eram muito lúdicas.

Já tendo trabalhado de fato em uma editora — a Gazeta do Povo — que publica* periódicos, acredito que sei pelo menos por alto como funciona o processo de criar, selecionar, editar e publicar conteúdo e estava pensando em fazer isso de uma forma bem independente. Alternativa, hipster no sentido absoluto da coisa mesmo: ninguém nunca vai ouvir falar nisso, mas o registro estará lá caso alguém queira citar.

Pois então é isso: enquanto todo mundo está aí tirando MEI e virando PJotinha, eu estou querendo ISSN. Já dei uma lida bem mais ou menos em como funciona o processo para registro de um periódico, e estou pensando seriamente** no assunto.


*Ou, pelo menos, publicava: soube que recentemente o formato do jornal mudou de standard para berliner, economizando muitos metros quadrados de papel e litros de tinta em sua publicação.

**Isso significa que na prática pouca coisa substancial será concretizada, mas isso será um pensamento recorrente meu.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *