Profª Fabiane Lima
fabianelim@gmail.com
Em 19 de junho de 2016, o ator Anton Yelchin morreu vítima de uma falha projetual. Ele foi atropelado por seu próprio carro, um Jeep Grand Cherokee cujo câmbio não deixava claro aos motoristas se o carro estava mesmo em ponto-morto.
O câmbio do modelo do carro de Yelchin engatava a marcha e retornava à posição central, sem ficar na posição da marcha escolhida como um carro de câmbio comum. A única pista visual de que o carro estava em ponto-morto era uma luzinha acesa no câmbio.
Na Noruega, seis ciclistas tomaram limpadores multiuso por engano e foram parar no hospital, achando se tratar de uma bebida energética.
Pode parecer que as pessoas vítimas desses enganos sejam idiotas, mas por vezes esses produtos são vendidos lado a lado no mercado.
Mas professora, um site nunca vai matar alguém.
Ou vai?
Problemas que um sistema digital mal projetado podem provocar:
Uma garotinha com câncer morreu porque o software usado para gerenciar o histórico dos pacientes era muito ruim, e nem 10 anos de experiência dos enfermeiros que a tratavam pôde evitar o erro.
Muitas vezes chamada de UX, é uma abordagem ao design de mídias interativas que coloca ênfase especial no lado humano da Interação Humano-Computador, para além da usabilidade.
Se a usabilidade consiste no desenho e na execução do trajeto e sinalização de uma estrada, a UX é a viagem propriamente dita, incluindo aí as sensações provocadas no usuário pelas coisas que ele encontra durante esse trajeto.
"Usabilidade é um atributo de qualidade que diz respeito a quão fácil de usar uma interface é.(NIELSEN, 2012)
A palavra 'usabilidade' também se refere aos métodos para melhorar a facilidade de uso [ease-of-use] durante o processo de design."
O produto provê as necessidades do usuário?
Usabilidade e utilidade estão integrados: pouco importa se o produto é fácil de usar se ele não faz o que o usuário quer.
Na internet, usabilidade é crucial. Se um site não é fácil de usar, as pessoas vão embora.
O tempo do usuário vale ouro. Ele não vai gastar esse tempo precioso tentando descobrir como uma interface funciona se há literalmente milhões de outros sites que podem servi-lo melhor.
Problemas comuns de usabilidade que afetam diretamente a experiência de uso:
O sistema deve sempre manter os usuários informados do que está acontecendo, através de feedback apropriado dentro de tempo razoável.
O sistema deve falar a linguagem do usuário, com palavras, frases e conceitos que lhe sejam familiares em vez de termos técnicos. Seguir as convenções do mundo real, fazer a informação aparecer naturalmente e em uma ordem lógica.
É comum que usuários façam escolhas por engano dentro do sistema e precisem de uma saída de emergência.
Usuários nunca devem ter que adivinhar se palavras, situações ou ações querem dizer a mesma coisa. Siga as convenções da plataforma.
Melhor que boas mensagens de erro é não precisar delas. Convém eliminar situações que conduzem ao erro e pedir confirmação do usuário antes de prosseguir.
Evite fazer o usuário se fiar na memória e torne suas opções e informações visíveis.
O sistema deve ser eficiente tanto para usuários novatos quanto para experientes. Permita ao usuário tomar atalhos.
Evite informação irrelevante. Nem tudo precisa ficar visível o tempo todo.
Mensagens de erro devem ser claras e concisas, explicar onde está o problema e sugerir soluções.
Às vezes é necessário que o sistema seja documentado. Esse tipo de informação deve ser facilmente acessível, focada na tarefa do usuário, e concisa.
É a possibilidade de todas as parcelas de uma determinada população terem acesso a um lugar ou interface.
Na informática, consiste em padrões de desenvolvimento que permitam o acesso a todos os recursos de um sistema a todas as pessoas, independente de serem portadoras de algum tipo de deficiência ou não.
O Pergamum é um sistema de gerenciamento de acervo de bibliotecas utilizado por cerca de 8 mil instituições em todo o Brasil. Existe desde 1997, e a sede da empresa que o desenvolve fica no câmpus da PUCPR.
O que deve conter no relatório:
Suas respostas devem ser enviadas através deste formulário do Google Docs.