Profª Fabiane Lima
fabianelim@gmail.com
Layout e experiência sensória
O plano da superfície abarca aqueles aspectos que o usuário do produto nota primeiro, e que fazem parte de sua experiência sensória no processo de interação com o produto.
Nessa fase do projeto, estamos lidando com a apresentação de toda a estrutura lógica que montamos nas fases anteriores de desenvolvimento. Trata-se da mais diretamente acessível ao usuário e envolve o uso de seus sentidos, principalmente visão, audição e, atualmente, até o toque.
O contraste é essencial para chamar atenção do usuário para aspectos essenciais de interface e o ajuda a entender as relações entre os aspectos entre navegávei do produto digital. O uso de contraste em conjunto com uniformidade evita que o usuário seja sobrecarregado de informação e ajuda a manter a interface visual e estruturalmente coerente.
Uma boa paleta de cores precisa incorporar necessidades de uso — como por exemplo se o usuário vai usar o produto em ambientes externos com muita luminosidade ou tenha baixa visão — que incluam o maior número de pessoas possível.
Ela deve ser coerente com o projeto gráfico e identidade de marca. Cores brilhantes são recomendadas para elementos de destaque, enquanto que cores de luminosidade baixa são preferíveis para fundos.
O uso de tipografia também deve estar de acordo com necessidades de uso, acessibilidade e identidade do produto digital. Deve-se ter, no caso de tipografia para web, os mesmos cuidados compositivos que no caso de tipografia em projetos editorais, ainda que na web existam algumas particularidades.
Hoje, com a alta resolução dos dispositivos e mais volume de dados trafegando, é possível usar uma maior variedade de fontes. Algumas tipografias incluem também sets de ícones.
Para trabalhar com cores e tipografia na web
Alta fidelidade
"O design conceitual preocupa-se com transformar os requisitos e necessidades do usuário em um modelo conceitual. [...] A base para projetar esse modelo é o conjunto de tarefas do usuário ao qual o produto irá oferecer suporte."
(PREECE et al, 2007)
Protótipos de alta fidelidade podem ser feitos com ferramentas de desenvolvimento comuns (HTML+CSS+JS) ou com ferramentas como:
Design Rationale é, em poucas palavras, uma breve documentação do projeto. Abrange as justificativas a respeito das decisões tomadas durante o projeto de forma escrita. Um design rationale é composto de introdução, desenvolvimento e conclusão, como qualquer texto argumentativo.
Na introdução é apresentado o problema a ser resolvido e uma breve explicação a respeito da abordagem tomada para tentar resolvê-lo. É nesse momento que se introduz o leitor ao conceito do partido escolhido para o design e as suas possíveis inspirações.
No desenvolvimento é onde tudo o que foi apresentado na introdução de maneira breve é desmembrado e detalhado. É aqui que se descreve cada elemento constituinte do projeto em questão e se justifica o porquê das decisões tomadas.
Na conclusão é onde o problema é revisitado e justaposto às decisões de projeto descritas no desenvolvimento. É aqui que os autores do projeto vão convencer o cliente de que a solução apresentada por eles é a mais apropriada ao problema.
Data da apresentação: entre 7 e 14 de maio